domingo, 16 de abril de 2017

⚡ Joy & Harsh Toke @ Cave 45, Porto ⚡

Na passada sexta-feira desloquei-me até à cidade do Porto para assistir àquela que viria a ser uma das noites musicais mais memoráveis da minha vida. A ementa californiana garantia uma verdadeira detonação de Heavy Psych capaz de nos desintegrar e isso acabou mesmo por se materializar. Promovido pela Garboyl Lives e decorrido no já carismático Cave 45 situado na baixa portuense, Joy e Harsh Toke incendiaram toda uma plateia eufórica. Se no primeiro inverno de 2015 já havia experienciado o fenómeno Harsh Toke na cidade minhota de Viana do Castelo (review aqui), Joy em palco seria uma estreia para mim e, portanto, este empolgante power-trio natural de San Diego, CA eram os naturais detentores da maior fatia de expectativa para essa assombrosa e selvática noite.

Descendentes directos da entusiástica sonoridade dos históricos ZZ Top, o tridente ofensivo Joy foi verdadeiramente arrasador. Detidamente entregues a uma erótica, furiosa e hipnótica cavalgada superiormente movida e governada pelo seu alucinante Heavy Psych N’ Blues de ares setentistas, a formação californiana teve mesmo uma das prestações mais conquistadores que me recordo de experienciar. De instrumentos firmemente empunhados e em deslumbrante consonância, Joy arrancara para uma poderosa e torneada comoção que compelira toda a numerosa plateia a dançá-la de forma prazerosa, efusiva e libertadora. A exuberante guitarra serpenteava-se em riffs fascinantes, grandiosos e extravagantes, e em incríveis, desvairados e atordoantes solos que nos esgrimiam a lucidez, bronzeavam de adrenalina, e desgastavam a sanidade mental. O incansável baixo de linhas pulsantes, dinâmicas e excitantes tonificava e sombreava de forma sublime todas as alucinantes incursões da guitarra, a voz vivificante, aguerrida e distorcida combatia a desmesurada causticidade expelida pelos instrumentos e ascendia até à tona da psicotrópica nebulosidade de Joy, e ainda a frenética bateria que galopava toda esta desenfreada e arrebatadora perturbação com surpreendentes acrobacias temperadas a perícia e emoção, e que culminara num estapafúrdio e retumbante solo regado de aplausos e entusiásticos clamores. A plateia balanceava-se como podia perante toda este intenso frenesim e no final desta impressionante performance vivia-se um perfeito clima de atordoamento que desaguara no concerto que se seguira.

Seguiam-se uma das mais influentes bandas do panorama Heavy Psych californiano: Harsh Toke. O radical quarteto também sediado na cidade costeira de San Diego brindara todos os fiéis peregrinos que acorreram a este ritual com uma notável performance que se estendera à marca de duas horas de duração. Logo aos primeiros acordes, o público respondera numa desgovernada e desinibida agitação que nunca conhecera qualquer abrandamento. Harsh Toke inflamaram toda a arena do Cave 45 com as suas demoradas, impressionantes e delirantes jam’s capazes de fazer transcender o comum mortal. Ninguém estava indiferente a toda esta narcotizante, estrondosa e reverberante avalanche desprendida pela formação californiana, e fora do palco respirava-se uma atmosfera generalizada de encantamento e excitação. As duas guitarras insanas entrançavam-se em solos vertiginosos, estapafúrdios e dilacerantes que nos atestavam de uma descontrolada exaltação, e aliavam-se na cimentação de riffs vigorosos, obscuros e inquisidores que se agigantavam e nos intrigavam. O portentoso baixo de linhas robustas, encorpadas e baloiçantes liderava com soberana distinção toda esta titânica descarga de intoxicante reverberação, a bateria dilacerante, explosiva e troante esporeava com intensidade e prepotência a poderosa cavalgada Harsh Toke’ana, e uma voz espectral, translúcida e ecoante dissolvia-se nesta densa e brumosa radiação. A minha alma pendulava entre a doce lisergia, o sagrado êxtase e a colérica adrenalina. No final do concerto, perdurava um intenso odor a suor, dores musculares, audição e lucidez turvas e a inabalável certeza de que havia vivenciado uma das noites musicais mais inolvidáveis da minha vida.

Sem comentários: