sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Kyuss, Muchas Gracias! 1989-1995

Palm Springs, Califórnia. 1989.
Foi o berço desta banda tão carismática (adjectivo pobre para a caracterizar). Foi a banda que "disparou" o movimento Stoner de uma forma tão... espontânea. John Garcia (voz), Josh Homme (guitarra), Scott Reeder (baixo), Alfredo Hernandez (bateria), Nick Olivery (guitarra, baixo), Brant Bjork (bateria) e Chris Cockrell (baixo) foram os Senhores que escreveram a "bíblia" do Stoner Rock: KYUSS!
Bíblia essa constituida por 4 "capítulos": Wretch (1991), Blues for the Red Sun (1992), Welcome to the Sky Valley (1994) e ...And the Circus leaves Town (1995).
Como assinatura da banda, passaram 3 nomes, onde só um se revelou estático, e não temporário como os restantes... Katzenjammer foi o primeiro "indíce" que a banda assumiu, tendo, ainda, adoptado uma segunda designação, Sons of Kyuss, que se destacaria como o nome base que influenciaria a terceira e última reflecção sobre o nome que ganharia forma e afirmação na banda stoner: Kyuss.
Inicialmente, tentaram plagiar músicas de Black Flag (banda que seguiam), mas foi uma atitude sem resultado positivo, visto as músicas de Black Flag se caracterizarem por uma rapidez que eles não conseguiam acompanhar usando os instrumentos. Jovens ambiciosos que sonhavam tocar temas de uma das suas bandas favoritas, mas rapidamente, compreenderam que não poderia ser aquele o ínicio que os impulsiona-se para a concretização pessoal... Entretanto, o actual guitarrista "base", Nick Oliveri, abandona a cidade (o que veio ao encontro da pretenção de Josh Homme em se assumir como único guitarrista da banda). De seguida, o oportuno e propício momento para os concertos no deserto "The Generator Parties" teve lugar, acompanhados de muita bebida (alcoolica) e droga (ilícita), em que as bandas produziam os seus sons eléctricos usando geradores a gasolina. Josh Homme ganhou enorme protagonismo e reputação por tocar guitarra eléctrica ligada a amplificadores de baixo de modo a criar sons mais pesados e graves (bem ao estilo Stoner Rock), onde, ainda eram "considerados" seguidores do movimento Rock/Metal por vozes com pouco fundamento racional/radical. Apesar de alguns críticos já suspeitarem dessa corrente (á qual eles eram apontados) devido ao seu som demasiado Psicadélico.
Em 1990, conseguem lançar um EP designado Sons of Kyuss, após o qual Chris Cockrell abandona a banda e é, então, chamado Nick Oliveri para assumir o baixo da banda. De seguida a banda consegue o apoio de uma pequena editora californiana chamada Dali Records e assina um contracto com a mesma.

Albúns:

Era Wretch (1991)
A banda lança em 1991 o album Wretch, mas fica descontente com a gravação e distribuição do mesmo. Apesar disso, ali tinha uma banda promissora. Mas num dos seus concertos, que era o grande forte do Kyuss, conheceram Chris Goss da, então, banda Masters of Reality, que foi convidado para produzir o próximo album da banda. Josh tinha 18 anos. Garcia tinha 21 anos.

Blues For The Red Sun (1992)
Lançado em 1992, Blues for the Red Sun foi aclamado pelo público e pela crítica, a banda estava com um novo alento pois assinou com uma gravadora de boa reputação, a Elektra Records e tinha temas a passar na rádio, e, ainda, turnés com bandas como Metallica, Soundgarden e Tool. Mas com essa inesperada explosão de sucesso, começam os desentendimentos entre os integrantes, principalmente pelas longas e cansativas turnés. Quando a banda começa a trabalhar no próximo album, Nick Olivieri sai da banda e em seu lugar, entra Scott Reeder (ex-The Obsessed). Josh tinha 19 anos.

Welcome To Sky Valley (1994)
Com essa nova formação gravam o clássico Welcome to Sky Valley‎ lançado em 1994 e produzido também por Goss. O album foi um sucesso de críticas e público, ainda mais por se tratar de um projecto ambicioso, que de seguida entram mais turnés na sua agenda. No fim da turné, para a supresa de todos, Brant Bjork sai da banda e em seu lugar entra o músico de jazz Alfredo Hernandez. Josh tinha 21 anos. Garcia tinha 24 anos.

...And the Circus Leaves Town (1995)
Em 1995 sai o último album de estúdio da banda, o experimental ...And the Circus Leaves Town, um bom album que não agradou á imprensa e nem aos fãs, que ficaram divididos. È então que a banda anuncia o seu fim. Josh tinha 22 anos. Garcia tinha 25 anos.


Josh Homme começa a questionar-se sobre o futuro, que consequentemente resulta no seu afastamento da banda, e queda da banda Kyuss. Assumiu-se como incapaz produzir algo que outros músicos não tivessem já produzido, e muda-se para Seattle, rumo á faculdade.


Das cinzas de Kyuss, nascem projectos musicais de cada membro, como por exemplo:

John Garcia - Hermano;
Josh Homme - Queens Of The Stone Age;
Brant Bjork - Brant Bjork and The Bros;
Nick Oliveri - Mondo Generator;
Scott Reeder - Bütcher;
Chris Cockrell - Vic Du Monte;
Alfredo Hernandez - Yawning Man.

Sem comentários: