sábado, 22 de novembro de 2008

Screaming Trees

Primeira banda de Mark Lanegan. Screaming Trees foi uma banda rock dos EUA, considerada pertencente ao movimento Grunge Rock do começo dos 90's. O seu som é bastante característico: uma mistura de rock psicadélico dos 60's com rock agressivo da costa oeste dos EUA. A actividade de Screaming Trees durou 15 anos (1985-2000).
A banda foi formada em 1985 por Mark Lanegan, Van Conner e Gary Lee Coner ( três amigos) em Ellensburg (cidade próxima de Seattle) no estado de Washington. O nome "Screaming Trees" foi baseado num pedal de distorção que tinha igual designação. Em 1986, nasce o primeiro album da banda "clairvoyance". A boa imagem do disco na época faz com que assinem um contracto com o selo SST Records (a editora independente mais importante daquela década). Sob o domínio da nova editora é lançado o album "Even If and Especially When" em 1987, "Other Worlds", "Invisible Lantern" (ambos em 1988), e "Buzz Factory" (1989).
Durante os 90's, alguns membros da banda participam em projectos paralelos, enquanto Screaming Trees dava mais um passo em frente: assinava com o selo Epic Records. Nessa fase, lançam o album "Uncle Anesthesia" (1991), que contou com a participação especial de Chris Cornell (vocalista de Soundgarden) como produtor do album. Antes de darem inicio á turné de divulgação do disco, o baterista Pickerel deixa a banda e regressa a Ellensburg onde abre uma loja de discos. Em 1992, Screaming Trees conhece o seu auge, quando lança o album "Sweet Oblivion" que apresentava temas como "Dollar Bill", "Julie Paradise", "Winter Song" e "Nearly Lost You". O album vendeu cerca de 300 mil cópias, devido á exposição do videoclip do tema "Nearly Lost You". O último album da banda, "Dust", surge, somente, em 1996, depois de uma longa ausência de actividade. Após o final da turné deste disco, a banda termina e retoma a actividade em 2000 de forma esporádica.

Sem comentários: