terça-feira, 30 de abril de 2024
Review: 🌩️ Full Earth - 'Cloud Sculptors' (2024) 🌩️
Proveniente da
cidade cultural de Oslo (capital da Noruega) chega-nos o
impactante álbum de estreia do quinteto experimental Full Earth (formado
pelos membros dos prolíficos Kanaan). Denominado ‘Cloud Sculptors’
e lançado pela já histórica companhia discográfica germânica Stickman
Records nos formatos LP, CD e digital, este primeiro trabalho da turma
norueguesa é norteado por uma exótica fusão musical onde prosperam um dominante,
monstruoso, umbroso e enfeitiçante Heavy Prog vigiado por sombrias, carregadas
e sisudas nuvens Doom’escas, um enfático, extravagante, empolgante e bombástico
Jazz-Rock – de excêntrica caligrafia Avant-Garde – sarapintado por
pulsantes e caleidoscópicas colorações psicadélicas, e ainda um desregrado,
intuitivo, explorativo e sónico experimentalismo de alquimia electrónica. A magnética,
camaleónica e sideral sonoridade de ‘Cloud Sculptors’ baloiça-se entre maravilhosas,
odorosas, ventiladas e astrais paisagens aureoladas por uma placidez virginal
que nos hipnotiza e eteriza com o seu absorvente minimalismo, e vertiginosas, turbulentas,
barulhentas e fervorosas galopadas inflamadas por um clima infernal que nos
sacode e explode de intensa euforia. Uma dançante, labiríntica e estonteante espiral
onde gravitam influências como Manuel Göttsching (Ash Ra Tempel),
Terry Riley, Elephant9, Krokofant, Sleep, Elder,
Mastodon, Baroness, High On Fire e os próprios Kanaan. São 84 minutos que encerram uma
fantástica odisseia pela infindável vacuidade cósmica, condimentada por visões
proféticas, contos mitológicos e explosões pirotécnicas que desabrocham no negro solo estelar. Na composição desta imaginativa, surrealista e
propulsiva viagem de longa duração pelos inexplorados territórios alienígenas,
dialogam entre si uma guitarra altiva de intoxicantes, monstruosos, rugosos e impressionantes
riffs – incendiados pelo urticante, espinhoso e electrizante efeito Fuzz
– de onde se libertam ácidos, venenosos, viscosos e translúcidos solos, um
baixo sufocante de linhas massivas, densas, tensas e invasivas, uma bateria endiabrada
de ritmicidade pautada a espalhafatosa tecnicidade e desconcertante velocidade,
e toda uma aquosa profusão de teclados futuristas que – tricotando toda uma complexa
teia de encaracolados loops que se encavalitam entre si – vagueiam de
velas içadas ao sabor do abstracionismo por melancólicas, cósmicas e fabulares passagens
de sublimada beleza que nos mergulham nas profundezas da introspecção. Este é
um álbum matematizado por inventivas composições cerebrais e subjugado pela
tempestade e a bonança. Uma colorida colagem de incontáveis peças que juntas
formam este sensacional puzzle musical. Fiquem na marcante, irreverente e gratificante
companhia de Full Earth durante este dia internacional do Jazz, e
vivenciem com inapagável fascinação um dos álbuns mais bizarros (no sentido elogioso da palavra)
lançados até ao momento em 2024.
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segunda-feira, 29 de abril de 2024
domingo, 28 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024
segunda-feira, 22 de abril de 2024
Review: ⚡️ High On Fire - 'Cometh The Storm' (2024) ⚡️
Com cerca de vinte
e cinco anos de produtiva (e barulhenta) actividade, os titânicos High On
Fire continuam a dar mostras de uma vitalidade invejável. Despertado de um inédito
jejum discográfico de cinco anos, este pujante, indomável e electrizante tridente
californiano – sediado na cidade de Oakland e liderado pelo célebre Matt
Pike (Sleep) – acaba de detonar o seu novíssimo, infernal e
potentíssimo ‘Cometh The Storm’ através dos formatos LP, CD e digital
carimbados pela editora nova-iorquina MNRK Heavy. Resultante de um tenso, renhido e relampejante braço de ferro rivalizado entre um mastodôntico, intoxicante,
euforizante e ciclónico Stoner Metal que ocasionalmente se enlameia nos nimbosos
pântanos do Sludge Metal, e um poderoso, combativo, altivo e furioso Heavy
Metal de vertiginosa pedalada Punk, a eruptiva, escaldante, excitante
e agressiva sonoridade de ‘Cometh The Storm’ representa – com excepção
do fresco, bonanceiro e romanesco tema “Karanlik Yol” que se meneia numa
vistosa, relaxada e libidinosa dança de mística fragância turca, manifestando-se como que refrescante e revitalizante chuva neste argiloso e impiedoso deserto – uma destravada,
endiabrada e demolidora locomotiva que tudo varre à sua frente. São cinquenta e
oito minutos galopados na máxima rotação e electrificados a alta tensão que
colocam à prova a robustez dos alicerces da nossa sanidade mental. Um intenso lança-chamas
que nos inferniza, consome e carboniza sem qualquer misericórdia. Um impetuoso bulldozer
que nos persegue, atropela e esmaga repetidas vezes. Banhem-se nesta fogosa ferocidade
onde ruge uma voz felina de temperamento raivoso e tez corrosiva, rouquenha e
urticante, troveja uma monolítica guitarra de ventosos, gordurosos, opressivos,
e tormentosos riffs de onde ziguezagueiam apressados, lampejantes,
ácidos e trepidantes solos, bafeja pesadamente um baixo obeso de linhas quentes,
tensas, densas e sufocantes, e crepita uma enérgica bateria em polvorosa de
açoitadas retumbantes, explosivas, incisivas e fulminantes. A admirável ilustração
que confere rosto a este trevoso, sangrento, bolorento e furioso clamor aponta
os seus créditos ao inconfundível Arik Roper. Este é um álbum extremamente
vigoroso, aparatoso e contagiante – de efervescência vulcânica e liderança tirânica – que em nós causa um violento sismo
impossível de domar. Obedeçam ao chamamento dos troantes tambores de guerra, gritem selvaticamente
aos cerrados e carregados céus, desembainhem as vossas espadas sedentas e avancem,
decididos e destemidos, na direcção deste fervoroso e acintoso furacão que rodopia sem travão. Depois
de ter vivenciado “in loco” e pela primeiríssima vez toda a brutal e inextinguível potência de High On Fire na velha edição de 2018 do festival espanhol Kristonfest, avizinha-se
agora o nosso reencontro calendarizado para o verão português no reputado festival SonicBlast.
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domingo, 21 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024
quarta-feira, 17 de abril de 2024
terça-feira, 16 de abril de 2024
Review: 🦋 Tom Penaguin - 'Tom Penaguin' (2024) 🦋
O talentoso e ambicioso multi-instrumentista francês Tom Penaguin (guitarrista de Djiin e organista em Orgöne) acaba de surpreender todos os verdadeiros apóstolos do Prog Rock e do Jazz Fusion com o lançamento do seu belíssimo álbum de estreia – gravado de forma analógica no seu estúdio caseiro – pela mão do selo discográfico espanhol Á MARXE nos formatos CD e digital. Sonhado, arquitectado e maturado durante vários anos, este primeiro passo discográfico a solo de Tom Penaguin representa – com admiráveis maestria e ousadia – muito daquilo que mais me apraz encontrar na música contemporânea: uma indiscreta influência clássica aliada a um cunho pessoal que lhe confere um indelével traço original. Pincelada, aromatizada e norteada por um melodioso, serpenteante, enleante e sumptuoso Prog Rock de ensolarada e colorida magia Canterbury’esca, e um cerebral, exótico, estético e sensacional Jazz Fusion de elegante estilo vintage, a ambiental, bucólica, onírica e orquestral sonoridade deste fenomenal registo – polida e encerada por edénicas, cénicas e deslumbrantes composições – persegue a messiânica luz de carismáticas e incontáveis referências colhidas nos anos 70 como Soft Machine, YES, King Crimson, National Health, Hatfield and the North, Caravan, Egg, Mahavishnu Orchestra, Brand X, Focus, Camel, Soft Heap, Pierre Moerlen’s Gong e Popol Vuh, assim como inala de pulmões bem abertos os frescos e revitalizantes ares noruegueses soprados por bandas da actualidade como Needlepoint, Soft Ffog, Wobbler e Jordsjø. Na sagrada constituição desta sedutora, majestosa e inspiradora obra, que vive do principesco detalhe, da graciosa subtileza e de uma desarmante beleza, dialogam entre si uma virtuosa guitarra – discípula de John McLaughlin, Allan Holdsworth, Jan Akkerman e John Abercrombie – que se centrifuga em exuberantes, hipnóticos e apaixonantes riffs e expurga num vendaval de esvoaçantes, angulosos e enfeitiçantes solos, um baixo elástico de reverberação ondulante, pulsante e baloiçada, uma bateria deliciosamente jazzística que se desdobra entre secos rufos na tarola, o toque preciso e cintilante nos pratos flamejantes, e galopantes acrobacias a trote dos timbalões, e toda uma quimérica profusão de sublimes teclados – aureolados por um misticismo fabular que nos abrilhanta o olhar de pirotecnia estelar – que tanto se amainam em embriagantes, sonhadoras e transcendentes passagens de uma encantadora lisergia, como rodopiam a toda a velocidade numa profunda espiral de magnéticos, sidéricos e estonteantes bailados. Tom Penaguin edifica no nosso imaginário todo um esverdeado, refrescante e arborizado tapete campesino, estriado por marulhantes riachos de águas translúcidas, sobrevoados por suaves brisas e vigiados de perto por vastos céus banhados de um forte azul turquesa, que se espreguiça e desdobra na longínqua e vertiginosa direcção de um Sol calmoso, profético e lustroso. Este é um álbum extraordinariamente radiante, cativante, divinal e glorioso, de afago mental e beatitude imortal, que em nós causa todo um apego impossível de quebrar e uma imensa permeabilidade emocional. Um catártico bálsamo de lívida brancura que nos inunda e cega de devota fascinação, e reconforta nos agradáveis braços da plena e deífica jubilação. Quando o derradeiro tema se entrega ao silêncio e este sonho soberbamente musicado nos permite finalmente pestanejar, damos por nós mergulhados num imperturbável e anestésico estádio mesmérico de onde não mais desejamos regressar. Satisfaçam nele todo o vosso desejo de requinte, e testemunhem toda a inesgotável majestosidade de um dos álbuns mais refinados do ano.
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segunda-feira, 15 de abril de 2024
domingo, 14 de abril de 2024
sábado, 13 de abril de 2024
sexta-feira, 12 de abril de 2024
Review: 🦂 White Dog - 'Double Dog Dare' (2024) 🦂
Depois de em
2020 ter ficado de queixo completamente caído ao deparar-me com o brilhante e
irretocável álbum de estreia dos texanos White Dog (aqui
devidamente escalpelizado e, mais tarde, aqui naturalmente premiado como um dos melhores
registos nascidos nesse mesmo ano), regresso agora com renovadas palavras
elogiosas destinadas ao seu tão aguardado sucessor, denominado ‘Double Dare
Dog’ e captado de forma inteiramente analógica, que acaba de sair à rua pela
insuspeita mão do influente selo londrino Rise Above Records através dos
formatos físicos LP e CD. Com uma formação transfigurada (a substituição de
vocalista e o acréscimo de um teclista) mas mantendo a sua roupagem clássica, o
agora sexteto, enraizado na grande cidade de Austin (capital do estado
norte-americano do Texas), continua a trilhar a sua gloriosa jornada
musical com a bússola apontada ao dourado território setentista. Numa agradável,
relaxada, ensolarada e adorável viagem – debaixo de uma intensa e amarelecida luzência
vintage – que atravessa as deslumbrantes paisagens rurais de um apimentado,
ritmado, invertebrado e afrodisíaco Blues Rock de condimentado sabor Tex-Mex,
um empolgante, tórrido, suado e dançante Southern Rock de vaidade
sulista, e ainda de um musculoso, fogoso, lustroso e torneado Hard Rock sarapintado
por vibrantes colorações de um caleidoscópico psicadelismo californiano, ‘Double
Dare Dog’ passeia o ouvinte – de texanas calçadas, pernas cruzadas, chapéu
de aba larga reclinado na cabeça e um palito mordiscado na boca – pelas
verdejantes pastagens que se desdobram até onde a vista pode alcançar, ajardinando
toda uma nostálgica época há muito enterrada pelas areias do tempo. Homenageando
os autóctones ZZ Top e bebendo influências de outras bandas carismáticas
como Lynyrd Skynyrd, The Allman Brothers Band, Creedence
Clearwater Revival, The Marshall Tucker Band, James Gang, The
Outlaws, Quicksilver Messenger Service e Grateful Dead, assim
como direccionando os holofotes para outras mais obscuras como Highway (Minnesota,
EUA), Lightning (Minneapolis, EUA) e os canadianos Aaron Space, a
quente, swingada, atraente e atrevida sonoridade de White Dog é
como que uma fresca brisa de aroma oceânico que perfuma e aviva o ar seco e soalheiro
do deserto. De olhar enternecido, sorriso desabrochado e espírito embevecido, embalamos
à apaixonante, idílica e contagiante boleia de duas guitarras siamesas que
florescem harmoniosos, veneráveis e cheirosos acordes de onde serpenteiam requintados,
estonteantes e rendilhados solos, um baixo gingão de bafo pulsante, magnetizante
e palpável, um carismático teclado Hammond bailado a polposos, melódicos
e sumptuosos mugidos, uma afável bateria de sensibilidade jazzística, galopada, sem esporas, a um ritmo leve, solto e descontraído, e uma voz polida, aveludada e felina. A bonita arte gráfica que confere rosto a esta viciante iguaria texana tem como seu autor o talentoso ilustrador local Taylor W. Rushing. ‘Double
Dog Dare’ é um western soberbamente musicado. Um registo tremendamente
irresistível, pensado e executado à minha imagem, que decerto não dará descanso
aos demais concorrentes pela acesa luta ao título de melhor álbum do ano. Entrem,
ousados, neste poeirento e barulhento saloon com forte odor a pólvora – de
coldre desapertado, dedo indicador repousado no gatilho e debaixo de olhares desconfiados
que se erguem acima dos ombros – e beberiquem este mélico bourbon. Cinco cintilantes
estrelas para estes temidos pistoleiros de fama firmada e disseminada por todo
o tapete arenoso do velho oeste. Depois de dois disparos certeiros no meu
coração, já salivo pelo terceiro.
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quinta-feira, 11 de abril de 2024
quarta-feira, 10 de abril de 2024
terça-feira, 9 de abril de 2024
segunda-feira, 8 de abril de 2024
Review: 🪐 Iron Blanket - 'Astral Wanderer' (2024) 🪐
Da cidade
australiana de Sydney chega-nos a incandescente lava vulcânica expelida pelo jovem e irreverente quinteto Iron Blanket, que acaba de lançar o seu impactante
álbum de estreia denominado ‘Astral Wanderer’ e editado a duas mãos pela
britânica Copper Feast Records e pela grega Sound Effect Records
nos formatos digital e LP. Combinando as dominantes forças gravitacionais de um musculoso,
enérgico, titânico e polposo Heavy Rock de luciféricos ecos Green
Lung’escos, de um quente, arenoso, fogoso e efervescente Desert Rock
de alta octanagem a fazer recordar os suecos Dozer, e ainda de um montanhoso,
pantanoso, sombrio e impiedoso Psychedelic Doom de incensos morfínicos e um pesado galope Sleep’eano num vistoso, admirável e glorioso bailado, ‘Astral
Wanderer’ é um álbum imponente – tomado por ácidas e negras lavaredas que cospem
crepitantes faúlhas – capaz de abalar e naufragar o ouvinte num revolto mar de vulcânica
euforia. Não dispensando misteriosas incursões nocturnas pelo lado mais intrigante, letárgico,
ritualístico e intoxicante do mastodôntico Proto-Doom de tração setentista e uma imersiva
pretura Black Sabbath’ica, este triunfante primeiro trabalho dos
australianos Iron Blanket simboliza uma monolítica, granítica e demolidora
avalanche sonora que nos profana a alma, anoitece o espírito e enfeitiça do
primeiro ao derradeiro tema. Uma torrencial chuva de estrelas chamejantes que
cruzam os céus enquanto que relampejantes fissuras golpeiam o solo espasmódico.
Embarquem nesta selvática, bombástica e vertiginosa alucinação à empolgante
boleia de duas guitarras endemoninhadas – fervidas em crocante, espinhoso e
electrizante efeito Fuzz – que conduzem abrasivos, rugosos, majestosos e
invasivos riffs de onde esvoaçam solos luzidios, escorregadios, salgados e fugidios,
um hipnótico baixo de linhas palpáveis, obesas, coesas e intimidantes, uma
bateria enérgica de ritmos explosivos, provocantes, fulgurantes e altivos, e de
uma voz assanhada e diabrina – de tez ácida, melódica, magnética e gélida – que
contrasta com a ardência infernal do instrumental. São 45 minutos capitaneados por um groove
contagiante que ziguezagueia entre a potência e a indolência, a luminosidade e
a obscuridade, a agitação e a prostração. ‘Astral Wanderer’ é um álbum verdadeiramente
vultoso, assombroso e desconcertante que, decerto, não deixará ninguém
indiferente.
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domingo, 7 de abril de 2024
sábado, 6 de abril de 2024
sexta-feira, 5 de abril de 2024
quinta-feira, 4 de abril de 2024
quarta-feira, 3 de abril de 2024
terça-feira, 2 de abril de 2024
Review: 🌞 Thomas Greenwood and the Talismans - 'Ates' (2024) 🌞
Da cidade de Bérgamo
(situada no norte de Itália) chega-nos a fragância primaveril transudada
pela ensolarada banda Thomas Greenwood and the Talismans que nos aquece,
enternece e inebria com o seu novo álbum intitulado ‘ATEŞ’ e lançado pela
mão do selo discográfico romano Subsound Records através dos formatos
LP, CD e digital. Velejando os majestosos, ondeantes e espumosos mares – pincelados
a um azul diamantino e sobrevoados por uma suave brisa refrescante – de um ofuscante,
maravilhoso, lustroso e apaixonante Neo Psychedelic Rock sarapintado de avermelhados
temperos turcos e de inspiração colhida no fértil território sessentista, que
se passeia livre e graciosamente lado a lado com um bucólico, refinado, melódico
e rural Folk de clima tropical, este segundo álbum da formação italiana bronzeia
o ouvinte de um fulgurante misticismo que o cega do primeiro ao derradeiro tema.
Representando uma cidade imaginária, escondida sob as montanhas da Turquia, um
lugar mágico enterrado pelo tempo onde os homens encontraram abrigo e conforto
durante as mais duras catástrofes ambientais, ‘ATEŞ’ é um autêntico
oásis espiritual que purifica quem nas suas mornas águas se banhar. São 39
minutos oxigenados a colorida acidez, tímida luzência crepuscular e caleidoscópica
embriaguez. Uma atmosfera etérea, anestésica e ataráxica, de um paradisíaco sonho
acordado, que nos abranda o ritmo cardíaco, ventila a alma, desabrocha o
sorriso e abrilhanta o olhar com matéria estelar. Um deslumbrante ritual de consagração
e expurgação espiritual que nos transcende ao misterioso universo sideral. Icem
as velas ao sabor de duas guitarras surfistas que deambulam em enleantes,
açucarados, sagrados e magnetizantes serpenteios de exuberante caligrafia árabe,
de um bailante baixo reverberado a um bafo swingado, ondeante, elástico e
pululante, de uma requintada bateria tiquetaqueada a um galope relaxado, cativante,
enfeitiçante e cuidado, e ainda de uma voz caramelizada, espectral, celestial e
aveludada que ecoa pelos róseos firmamentos de um crepúsculo que nunca se rende
aos negros véus da noite. ‘ATEŞ’ é um álbum
tremendamente sedutor que nos intoxica de reconfortante lisergia e gravita em torno da beatitude. Um registo irresistível que se equilibra elegantemente em simetria sem por um pé fora da acalmia. Uma terapia com toques de magia, sublimemente musicada, que nos manterá protegidos, adormecidos e à distância de
qualquer desassossego. O nirvana encontrado e comungado.
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