sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Natal?

Fim de Semana, Lisboa. Sim, fiquei por cá... Dia 19 entro em férias, até dia 5 de Janeiro. Carrazeda de Ansiães.
Cá estou eu, mantendo vivo o único motivo das luzes estarem acesas e a janela aberta (a minha presença assim o deseja). Sou bastante observador, (já viram a "janela indiscreta" de Alfred Hitchcock?), a janela do meu quarto é o portal em que o meu olhar mergulha e "caça". Gosto de observar (olhar critico) a rotina dos lisboetas, as suas deslocações, olhares, etc.
Esta noite, observo uma árvore de natal num prédio vizinho. Está iluminada. Alguem fecha as persianas, mas o ritmo luminoso das lampadas, que repousam sob a árvore, continua visivel... Nenhum obstáculo interrompe a sequencia do meu olhar, a relação entre o meu olhar e o objecto. Nem o constante pestanejar me despista.
A, perpétua, noite cai e congela os movimentos. Nem as frágeis e sensiveis ervas que, habitam um pedaço de terra em frente da minha janela, se movimentam de forma circular,... estão estáticas! A Noite é prioritária e, assim sendo, respeito... sou um mero espectador que, apesar das previsiveis encenações, são do meu agrado. Vou Deitar-me*

Sem comentários: