terça-feira, 30 de outubro de 2012

ELDER


Quando ouvi Elder pela primeira vez (algures em 2011), não suspeitei sequer que, um ano mais tarde, seria uma das minhas bandas favoritas. É uma das poucas bandas que preserva a sua posição no mais íngreme ponto da minha eleição musical. Esta banda natural de Massachusetts (EUA) é uma perfeita descarga do melhor que os três instrumentos (baixo, guitarra e bateria) conseguem fazer. Afirmo, sem gaguejar, que Elder é a banda que, presentemente, mais me abala emocionalmente. Temas como “Riddle of Steel Pt.1”, “Dead Roots Stirring” e “Gemini” são das melhores músicas que ouvi em toda a minha vida. Verdadeiras obras de arte. Elder é o mais bem-parecido filho que o Doom e o Stoner conceberam. O trabalho do guitarrista (Avé, Nick DiSalvo) é simplesmente colossal. A sua guitarra manifesta-se de forma indomável, soltando milhões de gemidos que se estendem ao longo do riff. É verdadeiramente arrebatador e delirante. Não existem, sequer, movimentos de cabeça que consigam acompanhar (de forma justa e desejada) todo este serpentear supersónico que a guitarra de Nick DiSalvo descreve. O baixo de Jack Donovan é do mais deslumbrante possível. Uma autêntica e estonteante cavalgada que deixa o ouvinte completamente assombrado pelas musculadas oscilações que descarrega na atmosfera. Resta-me falar do, não menos relevante, baterista (Matt Couto) e da sua capacidade em pautar toda esta dança alucinante e imprevisível da guitarra e do baixo. Matt Couto é o travão e o acelerador do efeito que toda esta morfina sonora preserva na alma do ouvinte. A imponente voz do Nick ecoa entre os escombros deixados pela radiação instrumental. Esqueçam aquela sensação frustrante de estarem a ouvir uma passagem deliciosa e esta não ser repetida ao longo da música. Elder é o prolongar do melhor que a música nos pode oferecer.

Tive, recentemente, o prazer de conversar com o Nick DiSalvo, e este falou-me do desejo em tocar em solo Europeu (vão ao Roadburn em 2013). Assegurou-me, ainda, que pretendem tocar em Portugal e Espanha num futuro bastante próximo. Assim espero.    

Sem comentários: